Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Impacto da crise económica e financeira nos direitos humanos

O relatório constata que mesmo com uma "eventual" retoma rápida da economia mundial, em 2020 teremos no mundo mais 71 milhões de pessoas que se encontrarão numa situação de pobreza extrema devido à crise. O relatório refere o aumento acentuado do desemprego desde o início da crise, afectando gravemente o direito ao trabalho, o direito à saúde, à educação e à alimentação. Chama-se ainda a atenção para o enorme falhanço dos ditos países ricos pelo não cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) devido à não afectação de verbas suficientes (o objectivo era afectar 0,7 % do PIB) e, acrescentamos nós, porque a UE, os EUA e outras potências imperialistas vivem desta ordem mundial profundamente desigual e exploradora, assente na divisão internacional do trabalho, reservando aos países do Terceiro Mundo o papel de fornecedores de matérias-primas e mão-de-obra barata. O relatório faz uma enumeração de boas intenções mas fica-se por aí - não avança propostas concretas para lhe fazer face, não faz uma caracterização séria das políticas que conduziram à crise, a nomeação dos seus responsáveis. E como se tudo isto não fosse já suficientemente contraditório, o relatório não fala do impacto da crise na UE e das suas responsabilidades na grave situação de países como Portugal.

• União Europeia
  • Declarações de Voto