Pergunta ao Governo N.º 1444/XII/3.ª

Igreja Matriz de Alvito necessita urgentemente de obras de conservação

A Igreja Matriz de Alvito, classificada como monumento nacional encontra-se em alguns aspetos em estado avançado de degradação. É o problema do revestimento azulejar que está em estado de deterioração, com perda de elementos. Mas também a deterioração de colunasde suporte o que põe em causa a estabilidade do edifício. Técnicos da Direção Regional de Cultura do Alentejo chegaram a referir a necessidade de equacionar a interdição do monumento ao culto religioso.
Este monumento é circundado pela Estrada Nacional 257, que atravessa a vila e é bastante utilizado por veículos pesados com destino a uma unidade industrial do concelho. A frequência do trafego e as vibrações causadas pela intensidade do mesmo, tem vindo a acentuar a
degradação do edifício.
Existiu em tempos um projeto para construção de uma variante à vila, para desviar do centro da vila o trânsito que utiliza da EN257.
Posto isto, com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através da Secretaria de Estado da Cultura, o seguinte:
1. Os serviços da cultura têm acompanhado do problema da Matriz de Alvito?
2. Que avaliação é feita do estado daquele monumento nacional?
3. Sendo aquele um monumento nacional, cujo proprietário é o Estado português, que intervenções estão previstas para a salvaguarda do monumento?
4. Quando serão as mesmas realizadas?
5. Existe alguma articulação entre os serviços da cultura e a empresa Estradas de Portugal, no sentido de proteger o monumento face à agressão do tráfego rodoviário?

• Cultura
  • Perguntas ao Governo