Pergunta ao Governo N.º 1445/XII/3.ª

Igreja Matriz de Alvito afetada pelo tráfego de estrada nacional

A Igreja Matriz de Alvito, classificada como monumento nacional encontra-se em alguns aspetos em estado avançado de degradação. É o problema do revestimento azulejar que está em estado de deterioração com perda de elementos. Mas também a deterioração de colunas de suporte o que põe em causa a estabilidade do edifício. Técnicos da Direção Regional de Cultura do Alentejo chegaram a referir a necessidade de equacionar a interdição do monumento ao culto religioso.
Este monumento é circundado pela Estrada nacional 257, que atravessa a vila e é bastante utilizado por veículos pesados com destino a uma unidade industrial do concelho. A frequência do trafego e as vibrações causadas pela intensidade do mesmo tem vindo a acentuar a
degradação do edifício.
Existiu em tempo um projeto para construção de uma variante à vila, para desviar do centro da vila o trânsito que utiliza da EN257.
Posto isto, com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Economia, o seguinte:
1 .Existe algum projeto de construção de variante à atual localização da EN 257 que atravessa a vila de Alvito?
2. Se sim quando será concretizado?
3. O facto do tráfego daquela via contribuir para a degradação de um monumento nacional não determina a priorização na resolução daquele problema?
4. Existe contactos dos serviços de cultura com a Estradas de Portugal sobre a necessidade de proceder a alterações na localização daquela via?

• Cultura
  • Perguntas ao Governo