Voto n.º 147/X, de condenação da guerra do Iraque e da Cimeira das Lajes
Sr. Presidente,
Sr.as e Srs. Deputados:
Queria, em nome da bancada do Partido Comunista Português, saudar o voto apresentado pelo Bloco de Esquerda.
Cinco anos depois do início da guerra ilegítima e criminosa, temos 1 milhão de mortos no Iraque; temos 5 milhões de refugiados; temos 8 milhões de pessoas que dependem da ajuda humanitária. Alastram a pobreza, a miséria, os assassinatos selectivos, a tortura. Vive-se hoje, no Iraque, uma situação de desastre humanitário.
As justificações para a guerra, as armas de destruição em massa, não existiam. Os Estados Unidos mentiram deliberadamente e sabiam que não existiam. Também não existia qualquer ligação à Al-Qaeda - o próprio relatório do Pentágono assim o informou.
Mentiram novamente!
As justificações para a guerra são, assim, falsas, mentirosas, são um embuste deliberado da administração norte-americana para esconder as verdadeiras razões da guerra.
As verdadeiras razões não são a democracia, como aqui foi dito, não são a liberdade, nem a segurança; as verdadeiras razões residem no facto de os Estados Unidos quererem impor um projecto imperialista sobre o mundo. Eles arrogam-se de ser os senhores do mundo, podendo intervir onde quer que seja, a que custo seja!
As verdadeiras razões são o petróleo!
E vergonha deveriam ter os Srs. Deputados que se associaram a esta guerra vergonhosa, ilegítima e criminosa!