Gripe das aves em países da UE e direitos dos trabalhadores portugueses na Grã-Bretanha
Nota do Gabinete de Imprensa
Dadas as recentes notícias sobre casos de gripe das aves nos países da União Europeia e tendo em conta as resoluções do Parlamento Europeu de erradicação, vigilância de determinadas doenças animais dos diversos estados-membros designadamente sobre os casos da gripe das aves, Ilda Figueiredo, deputada no PE, solicitou à Comissão Europeia esclarecimentos sobre as acções que está a desenvolver sobre esta matéria nomeadamente:
1. Qual o acompanhamento que tem vindo a ser dado a estes casos, designadamente de prevenção junto dos trabalhadores das explorações atingidas?
2. Que medidas estão a ser tomadas para prevenir qualquer epidemia, designadamente a vacina oral para os diversos casos?
3. Está já criado um fundo europeu de sanidade animal para cobrir os custos de surtos de doenças animais contagiosas?
4. Que medidas estão previstas para impedir que situações destas tenham repercussões negativas no emprego, designadamente dos trabalhadores das explorações afectadas?
Ainda a propósito da ameaça de desemprego de uma das empresas britânicas de Norfolk, atingida pelo vírus da gripe das aves, Ilda Figueiredo colocou à Comissão as seguintes questões:
1. Que medidas foram tomadas para impedir repercussões negativas no emprego dos trabalhadores das referidas explorações?
2. Que medidas estão a ser tomadas para garantir os direitos dos trabalhadores portugueses, designadamente na área da prevenção, da saúde e do emprego com direitos?