1. As declarações do Ministro Carmona Rodrigues, ontem na AR, anunciando que o Governo prepara uma reformulação do sistema de passes sociais na base de diferenciação dos seus valores em função dos rendimentos dos cidadãos não passam de uma cortina de fumo para disfarçar o que, de acordo com pressões existentes, de há muito está em preparação: um acentuado agravamento dos preços dos passes sociais para a generalidade da população.
2. Com efeito, em diversas matérias e como ainda recentemente se viu em relação ao regime do subsídio de desemprego, o Governo PSD-CDS tornou-se um verdadeiro especialista em sempre invocar alegados privilégios ou injustiças relativas para dar cobertura a orientações e medidas que visam atingir de forma particularmente gravosa a generalidade dos cidadãos ou utentes de serviços públicos.
3. No caso dos passes sociais e para além do objectivo fundamental de agravamento dos seus preços, é uma evidência que as ideias do Governo de diferenciar os seus valores segundo os rendimentos dos cidadãos não só introduziria um enorme peso burocrático na sua atribuição como poderia vir a constituir um significativo desincentivo à utilização dos transportes públicos com todos os problemas daí decorrentes.