Pergunta ao Governo N.º 2100/XII/2

Futuro da Unidade de Transplantação do Hospital dos Capuchos

A hematologia é uma área clínica recente em Portugal, autonomizou-se de outras áreas clínicas a partir da década de 70. Existem consultas de hematologia nos diversos hospitais do país, no entanto a realização de transplantes de medula óssea apenas é assegurada por três hospitais do distrito de Lisboa - Hospital dos Capuchos, Hospital de Santa Maria, Instituto Português de Oncologia de Lisboa – IPO Lisboa. O distrito de Lisboa recebe ainda, todos os utentes da região sul do tejo. O norte e centro são assegurados pelos Hospitais da Universidade de Coimbra e Instituto Português de Oncologia de Coimbra – IPO Coimbra -, e pelo Hospital de São João e Instituto Português de Oncologia do Porto – IPO Porto.
Existem dois tipos de transplantes de medula óssea, os autólogos (células do próprio) e os alogénicos (células de dador). Os transplantes autólogos representam o maior número de transplantes realizados, e são assegurados pelos três hospitais do distrito de Lisboa, sendo os alogénicos realizados apenas pelo Hospital de Santa Maria e pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa.
O Hospital de Santa Maria tem recebido utentes seguidos no Instituto Português de Oncologia de Lisboa que, quer por requererem de cuidados específicos que só este hospital pode assegurar, como a hemodiálise, quer por lhes ser apresentado um tempo de espera para transplante superior no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, recorrem à Unidade de Transplantação de Medula Óssea do Hospital de Santa Maria.
Todos os utentes propostos para transplantetêm de ser seguidos previamente em consulta pela equipa do hospital que fará o transplante, bem como o seu acompanhamento pós-alta numa fase inicial.
O Hospital dos Capuchos realizou, de acordo com os dadosde 2010, uma média de 60 transplantações hematopoiéticas autólogas e 16500 consultas de hematologia, das quais 1800 foram primeiras consultas.Com a criação em 2008 do Centro Hospitalar de Lisboa Central, o Serviço de Hematologia do
Hospital dos Capuchos passou a estar integrado naquele centro hospitalar. Perante o anunciado fecho do Hospital dos Capuchos, importa saber para onde será transferida a seu unidade de transplantação e, consequentemente os utentes ali acompanhados.
Entende o PCP que o encerramento de serviços e a sua subsequente concentração, a criação de mega estruturas hospitalares, afastadas da realidade do dia-a-dia de cada hospital e dos profissionais de saúde, não melhoram o Serviço Nacional de Saúde, nem possibilitam a prestação de melhores cuidados de saúde aos utentes.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que, por intermédio do Ministro da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Em face do anunciado fecho do Hospital dos Capuchos para onde vai ser transferida a unidade de transplantação e os utentes acompanhados pelo serviço de hematologia do Hospital dos Capuchos?
2.O Governo reconhece que este encerramento vai afetar a vida dos profissionais e dos utentes que ali são acompanhados?
3.O que sucederá aos profissionais do serviço de hematologia do Hospital dos Capuchos?
Para onde vão ser transferidos?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo