Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização de 17 de Maio de 2006

Esta é a quinta candidatura a ser examinada no âmbito do orçamento de 2013 e refere-se à mobilização de um montante global de 1 164 930 euros do FEG a favor da Itália. Diz respeito a 529 despedimentos nas empresas Anovo Italia S.p.A. e Jabil CM S.r.l., empresas italianas do setor das TIC:322 despedimentos na Jabil CM S.r.l. e 207 despedimentos na Anovo Italia S.p.

Trata-se de mais uma mobilização financeira para trabalhadores despedidos em Itália, na região da Lombardia, região mais próspera da Itália, que produz um quinto do PIB da Itália, e que pela segunda vez recorre ao apoio do FEAG para enfrentar dificuldades económicas e sociais

Salientamos o facto de esta candidatura ter sido apresentada em 30 de Dezembro de 2011 e a Comissão Europeia apenas ter disponibilizado a respectiva avaliação em 28 de Junho de 2013, facto que consideramos negativo.

Estamos a aprovar paliativos mas há que atacar o mal pela raíz: é necessária a ruptura com as políticas seguidas que, dia após dia, estão a empobrecer os povos da Europa, a destruir milhões de postos de trabalho, a adiar o futuro de homens e mulheres, nomeadamente jovens. Cada dia que passa está mais distante a esperança numa vida melhor para milhões de trabalhadores.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu