Está a gerar grande polémica no Porto, o projecto de construção do metro nas imediações do Hospital de S. João pelos impactos negativos decorrentes dada insistência da manutenção à superfície, em 500/600 metros, precisamente na zona onde há maior concentração diária de milhares de pessoas, dada a existência de diversas instalações hospitalares, escolas de medicina e de enfermagem e diversas outras faculdades públicas e privadas.
Ora, está previsto que a linha amarela do metro seja subterrânea desde praticamente o centro da cidade do Porto até bem perto do Hospital de S. João, circulando depois, à superfície até à extremidade Norte/Nascente deste hospital, momento onde passa, de novo, a circular no subsolo em direcção ao Norte e à Maia.
Tudo aponta para que esse troço também seja subterrâneo, tal como desejam utentes e trabalhadores daquela importante zona da cidade do Porto.
Assim solicito à Comissão que me informe:
- Conhece esta situação e o projecto que prevê a construção à superfície do metro na zona onde causa mais problemas de segurança à população?
- Está disponível para apoiar o financiamento do rebaixamento desta parte da linha, tendo em conta o aumento de custos que isso, naturalmente, significa, mas que é fundamental para a segurança da população numa zona tão sensível?