Festa do “Avante!” 2008

 

 

Declaração de Alexandre Araújo, do Secretariado do PCP,

sobre a 32ª edição da Festa do “Avante!”






Apresentamos hoje os mais significativos traços do vasto programa político e cultural da 32ª edição da Festa do “Avante!” que este ano terá lugar a 5, 6 e 7 de Setembro na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal. É certo que esta é mais uma edição da Festa do “Avante!”, mas não é menos verdade , que sendo uma iniciativa que, realizando-se todos os anos, soube manter ao longo destas mais de trinta edições, não apenas as suas características fundamentais, mas também, de se reinventar, rejuvenescer e renovar, marcando de uma forma incomparável a realidade política e cultural do nosso país.



Realizada num contexto de grandes dificuldades para os trabalhadores e para o povo português e numa realidade marcada pelo desemprego, precariedade, baixos salários, aumento do custo de vida e por um fortíssimo ataque por parte do Governo PS contra direitos sociais, económicos e culturais, com destaque para o projecto de revisão de leis laborais, a Festa do “Avante!” deste ano, insere-se na vasta e diversificada intervenção do PCP e constitui um factor de renovada confiança e de alento, para todos os que combatem a política de direita e aspiram a uma ruptura, a um país mais justo, fraterno e solidário, a um mundo de paz e amizade entre os povos.



A Festa do “Avante!” será uma vez mais, uma demonstração da capacidade de realização dos militantes do PCP e da JCP, da sua militância e generosidade, expressa nos milhares de homens, mulheres e jovens, que ao longo de meses a constroem, num imenso trabalho colectivo, para que tudo esteja pronto no dia 5 de Setembro, quando, pelas 18h00, a Festa abrir as suas portas aos muitos milhares que a querem visitar.



Sem pretendermos ser exaustivos, destacaríamos alguns aspectos que poderão encontrar mais detalhadamente na documentação distribuída, nomeadamente no Suplemento do Jornal “Avante!”.



O Pavilhão Central assume-se como o grande espaço de exposições e debate da Festa do “Avante!”. Este ano três exposições terão lugar de destaque.



No ano em que se realiza o XVIII Congresso do PCP, a exposição "Por Abril, pelo Socialismo" dá a conhecer o programa do Partido "Por uma democracia avançada no limiar do século XXI", inserido na luta do PCP por uma sociedade nova, liberta de todas as formas de exploração – o Socialismo e o Comunismo. Um programa actual para a etapa em que o país se encontra, capaz de mobilizar os trabalhadores e o povo português para a construção de uma sociedade de progresso social, mais democrática, mais justa, fraterna e solidária.



“Basta de injustiças! Mudar de política para uma vida melhor." Assim se chamou a campanha que o PCP lançou na última festa do Avante!, e é esse o lema desta exposição que abordará a situação do país como resultado da política de direita do Governo PS, as poderosas acções de massas que este ano levaram para a rua centenas de milhar de pessoas, a acção e intervenção do PCP, constituindo um retracto imprescindível da vida política nacional deste último ano.



Por fim, no ano em que deixou de estar entre nós, a justa homenagem ao homem, ao artista plástico, ao militante comunista e construtor da Festa, Rogério Ribeiro. Uma exposição que, aliás, contou com o seu entusiasmo e disponibilidade de colaboração antes do seu súbito falecimento. Uma visita pela sua magnífica obra enquanto um dos maiores artistas plásticos do nosso país.



O Pavilhão Central da Festa do “Avante!” terá ainda outros elementos de interesse. As evocações em grandes painéis dos 50 anos das eleições presidenciais de 1958, dos 160 anos e da actualidade do manifesto do Partido Comunista e da realização do XVIII Congresso do PCP. Será ainda possível ai visitar o espaço da imprensa do Partido, a Loja da Festa ou o espaço das TIC’s.



No Pavilhão Central decorrerão ainda alguns dos mais de 40 debates que marcarão a Festa do "Avante!". Do programa ainda a ser finalizado e no qual participarão dirigentes nacionais e regionais do PCP, deputados e eleitos autárquicos, bem como outras personalidades, destacamos os debates do Fórum central sobre o Código do Trabalho, a preparação do XVIII congresso do PCP, os 160 anos do Manifesto Comunista, A crise económica e a exploração capitalista, o Tratado de Lisboa e a soberania nacional.



Do programa político da Festa do “Avante!” merecem particular destaque a abertura da Festa na 6ª feira e o comício de domingo onde intervirá, Carina Castro dirigente da JCP, José Casanova, Director do "Avante!" e Jerónimo de Sousa, Secretario-Geral do PCP.



Mas a Festa do "Avante!" oferecerá aos seus visitante numerosos motivos de interesse. Do vasto, rico e diversificado programa de espectáculos que decorrerão nos vários Palcos da Festa permitam destacar a Grande Gala de Ópera que abrirá o Palco 25 de Abril na noite de sexta-feira.



O Teatro volta a ter um lugar de destaque com a presença no Avanteatro entre outros do Teatro Moderno de Lisboa, que assinala os seus 47 anos com a peça “O Tinteiro” de Armando Caldas, da Companhia “A Barraca” que representa a peça “Obviamente demito-o”.



O Espaço da Juventude, cujo funcionamento é integralmente da responsabilidade da Juventude Comunista Portuguesa, salienta-se o Palco Novos Valores onde actuarão as Bandas apuradas nos 27 concursos regionais, constituindo dessa forma também, um importante contributo que a Festa do “Avante!” e a JCP dão para a divulgação e afirmação da música moderna portuguesa .



O Espaço da Ciência que este ano sob o lema “Sentir a vida, transformar o mundo” acolhe uma exposição sobre os 5 sentidos.



No Espaço Internacional assinalam-se “Os 5 anos de resistência à invasão do Iraque” e os “50 anos da Revolução Cubana”; por ai passará a solidariedade activa dos comunistas e do Povo português com os Povos que em todo o mundo lutam contra a opressão, a exploração, a ocupação e ingerência imperialista e a afirmação dos valores da Paz, da amizade, da justiça social e da solidariedade.



No Espaço do Livro, merece destaque a reedição do romance “Quando os lobos uivam” de Aquilino Ribeiro com prefácio inédito de Álvaro Cunhal, bem como, a presença de vários autores nacionais, num importante momento de afirmação da língua e da cultura portuguesa.



O programa do desporto, incluindo a exibição e pratica de mais de 25 modalidades com destaque para a 21ª edição da Corrida da Festa.



Para muitos dos que ao longo dos anos têm visitado a Festa, a sua anterior experiência, o seu conhecimento, seriam razões suficientes para este ano se decidirem a ir. Para aqueles que pela primeira vez, e todos os anos são muitos, estão a considerar visitar-nos no primeira fim-de-semana de Setembro, o programa que aqui apresentamos, pela sua diversidade, qualidade e interesse, constituirá um renovado estímulo para a sua presença na Festa do “Avante!”.



Sendo verdade, que a Festa do “Avante!”, com as suas raízes profundamente populares, constitui uma festa para todas as idades e para gente vinda de todas as regiões do país, a presença esmagadora da juventude é não só um motivo de orgulho para quem a projecta, constrói e realiza mas, sobretudo, a mais sólida garantia de que no presente e no futuro, a Festa do "Avante!"continuará a constituir um factor de esperança num Portugal com futuro.