Pergunta ao Governo N.º 1272/XII/2

Falta de Medicamentos para Doentes Oncológicos no Hospital de Braga

Foi hoje, dia 21 de fevereiro, noticiado pelo Jornal de Notícias que “doentes oncológicos, em regime ambulatório, do Hospital de Braga” não têm acesso a medicamentos “há 15 dias. Na mesma notícia, a administração assume a existência da “rutura de fornecimento de medicação.”
A admissão por parte da Administração da não dispensa do fornecimento de medicação contraria a informação que a mesma Administração fez a este Grupo Parlamentar, em reunião no passado dia 4 de Fevereiro. Nessa reunião, a Administração reiterou vezes sem conta a inexistência destas situações, tendo apenas admitido dificuldades no fornecimento de medicamentos aos doentes HIV/ SIDA, o que não é alheio ao facto de ter sido confrontada com as afirmações públicas do coordenador do Plano Nacional da Infeção HIV/ SIDA que indicavam a existência de problemas com este grupo de doentes.
Revelando uma atitude intencional, por parte da administração privada do Hospital de Braga, de omitir a um deputado da Assembleia da República informação essencial para o cumprimento do direito de fiscalização e acompanhamento da atividade governativa, tal situação põe em causa a
confiança que seria indispensável para o bom desenvolvimento da relação contratual existente.
A situação de não fornecimento de medicamentos a doentes em geral, e aos doentes oncológicos em particular, é inaceitável e altamente reprovável, para além de violar os direitos dos utentes do Serviço Nacional de Saúde, comprometendo o tratamento e a recuperação dos pacientes.
A par do problema agora focado, a que se juntam as constantes críticas da TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla, de dificuldades no acesso a certos tipos de medicação, é do domínio público que os utentes do Hospital de Braga são confrontados todos os dias com gravíssimos problemas, como adiamento de cirurgias pré-programadas, tempo demasiado longos de espera no serviço de urgência, dificuldades no acesso ao hospital, entre outras.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Saúde, me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Tem o Governo Conhecimento desta situação?
2. Que avaliação faz o Governo desta situação?
3. Que medidas o Governo vai tomar para que a situação acima descrita seja ultrapassada?
4.Para além dos doentes oncológicos exist em outros doentes com doenças crónicas acompanhados no Hospital de Braga que se encontram na mesma situação, ou seja, o Hospital de Braga não dispensa medicamentos?
5.O Gestor Público da Concessão do Hospital de Braga, alguma vez questionou a Administração do Hospital sobre problemas no fornecimento de medicamentos? Com que resultados?
6.Vai esta grave quebra do contrato estabelecido entre o Estado e o Grupo Mello, ter consequências na relação contratual?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo