Pergunta ao Governo N.º 1361/XII/2

Falta de médicos no Centro de Salvaterra de Magos

Falta de médicos no Centro de Salvaterra de Magos

O Centro de Saúde de Salvaterra de Magos confronta-se com uma falta gritante de pessoal médico. Para os 20.000 utentes, existem apenas sete clínicos a prestar serviço, o que deixa cerca de 11.000 utentes sem médico de família.
Na verdade, para a sede do Centro de Saúde, e para as três extensões em funcionamento (Foros de Salvaterra, Marinhais e Glória do Ribatejo), existem apenas cinco médicos do quadro do Centro de Saúde, mais um médico da Costa Rica (que presta serviço na Glória do Ribatejo) e uma médica contratada em regime de prestação ser serviços para Marinhais. Acresce que a extensão de saúde da Glória do Ribatejo presta apoio às populações do Granho e de Muge, cujas extensões encerraram.
Para um funcionamento adequado do Centro de Saúde seria necessária a contratação de mais sete médicos.
Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Governo, através do Ministério da Saúde, o seguinte:
1. Que medidas tenciona o Governo tomar para dotar o Centro de Saúde de Salvaterra de Magos com os médicos necessários para corresponder às necessidades das populações abrangidas pela sua área de atuação?
2. Considera o Governo que o encerramento das extensões de saúde de Muge e do Granho têm caráter definitivo? Em caso negativo, como se espera, que medidas tenciona o Governo tomar para reativar essas extensões?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo