Pergunta ao Governo N.º 2246/XII/2

Falta de médicos em Rio Maior

A Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Rio Maior confronta-se com uma situação particularmente difícil e que se agravou significativamente nos últimos tempos.
Para um universo de 12.568 utentes, existem apenas três médicos, cinco enfermeiros (um dos quais com 69 anos de idade) e dois funcionários administrativos. Cerca de 8.000 utentes não têm médico de família e nem a tentativa de recorrer a empresas privadas para a contratação de médicos tem conseguido minorar o problema.
Acresce que desde há cinco anos que foi aceite a candidatura para a criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF Moinhos), o que não tem sido viabilizado devido à falta de profissionais para esse efeito.
Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Governo, através do Ministério da Saúde, que medidas estão a ser equacionadas para resolver o grave problema da falta de profissionais de saúde na Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Rio Maior.

• Saúde
  • Perguntas ao Governo