Pergunta ao Governo

Falta de Condições no Centro de Saúde de Barão do Corvo - Vila Nova de Gaia

Falta de Condições no Centro de Saúde de Barão do Corvo - Vila Nova de Gaia

O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento através da Comissão de Utentes do Centro de Saúde Barão do Corvo, onde estão integradas a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e a Unidade de Saúde Familiar Arco de Prado, que as condições físicas do edifício estão a degradar-se bastante, sendo que a última situação prende-se com a avaria do monta-cargas. De acordo com as informações que nos foram enviadas a avaria ocorreu em maio, mas ainda não foi solucionada definitivamente pese embora as reparações que têm sido feitas.
A inoperacionalidade do monta-cargas causa sérios transtornos aos utentes que ali se deslocam para usufruírem de consultas e tratamentos, nomeadamente aos utentes que se deslocam ao 4º piso.
A realidade que agora se descreve traduz o desinvestimento do Governo no Serviço Nacional de Saúde contrariando o discurso propagandístico e demagógico da equipa ministerial da saúde que tenta passar a ideia que está a trabalhar para salvaguardar e preservar o SNS. Esta situação assim como todas aquelas que têm sido divulgadas e que dão conta da degradação das instalações e dos equipamentos ao que acresce a falta de profissionais e os cortes orçamentais atestam os intentos do Governo PSD- CDS_PP a destruição do SNS tal como está consagrado na Constituição da República e a criação de um Serviço Nacional de Saúde a duas velocidades- um serviço de prestações mínimas destinado aos pobres e o outro com entrega à prestação privada de cuidados de saúde para os que possam pagar, nomeadamente através da proliferação de seguros de saúde, que hoje já são mais de dois milhões e das Parcerias Público-Privada.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que, por intermédio do Ministro da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Quando é que o Governo prevê proceder à reparação/ substituição do monta-cargas no Centro de Saúde Conde Barão?
2.O Governo reconhece que a inoperacionalidade do monta-cargas causa transtornos muito significativos nos utentes com mobilidade reduzida que se deslocam àquela unidade de saúde?

  • Saúde
  • Assembleia da República