Intervenção de Octávio Teixeira na Assembleia de República

Falecimento de Octávio Pato

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,

Para quem, como nós Deputados comunistas, ao longo de muitos e muitos anos tivemos uma convivência estreita de camaradagem sã e amiga, a morte de Octávio Pato deixa-nos uma enorme amargura e tristeza. E para quem, como eu, estabeleceu com Octávio Pato uma relação de grande e recíproca amizade pessoal, não é fácil falar sobre ele neste momento. Por isso, as minhas palavras serão curtas.

Enquanto comunista e membro do PCP, Octávio Pato ficará para sempre ligado à história do nosso Partido, do seu Partido, como militante e dirigente dos mais respeitados. A todos nós nos marcou, e também isso lhe devemos, a forma exemplar como honrou as exigências e as responsabilidades da luta do PCP na clandestinidade.

Tal como lhe devemos o seu exemplo combativo e sereno com que, após o "25 de Abril", contribuiu de forma indisfarçável para a instituição e consolidação do regime democrático no nosso País. Mas Octávio Pato é credor do respeito e admiração não apenas dos comunistas, mas de todos os democratas portugueses, e em especial dos trabalhadores por quem ao longo da sua vida travou muitas batalhas, melhor, travou todas as batalhas. Porque ele foi pessoalmente desinteressado na sua longa e corajosa luta política e cívica. Todos os combates que travou tiveram sempre o objectivo de defender e conquistar o que considerava melhor para o povo trabalhador.

E foi, inegavelmente, um dos grandes obreiros da democracia portuguesa. Octávio Pato foi, ainda, um homem que viveu a vida intensamente e com alegria. Amigo do seu amigo, amigo de todos os amigos. Sereno, afável, solidário. O humor sempre presente, o sorriso permanente.Com grande e profunda tristeza nossa, o Octávio Pato deixou-nos. Mas não a sua memória e o seu exemplo.

Em nome do Grupo Parlamentar do seu Partido, endereço à família de Octávio Pato as nossas mais sentidas condolências e o penhor da nossa amizade.

Disse.

• PCP