O PCP informa com pesar o falecimento de Amável José Alves e envia sentidos pêsames à sua mulher, filhos, netos e restante família.
Amável José Alves, natural de Lavre, Montemor-o-Novo, tinha 74 anos, com um percurso de vida dedicado à luta em defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e das populações, destacando-se a sua intensa acção sindical como dirigente da CGTP-IN e das suas estruturas. Maquinista do Metropolitano de Lisboa, foi membro da direcção do Sindicato dos Transportes Colectivos do Distrito de Lisboa (TUL), coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos (FESTRU), membro da Direcção do Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP) e coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS). Foi membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva da CGTP-IN. Era Presidente da Assembleia-Geral do STRUP.
Foi membro dos órgãos de direcção da Associação dos Reformados do Metropolitano de Lisboa e da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Damaia (AURPID).
Aderiu ao Partido Comunista Português em 1978, fez parte da célula do Metropolitano de Lisboa, foi membro do Comité Central do PCP entre 2000 e 2016 (eleito nos XVI, XVII, XVIII e XIX Congressos).
Foi eleito da CDU na Assembleia de Freguesia das Águas Livres e vereador da Câmara Municipal da Amadora.
O seu compromisso e militância, a sua capacidade, sensibilidade e profundidade de análise a partir da realidade concreta associada à acção e luta organizada, o seu humanismo, honestidade, determinação e firmeza fazem do seu percurso um exemplo.
No momento em que sentimos a sua perda, a melhor homenagem que podemos fazer a Amável Alves é prosseguir a luta que abraçou na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores, pelos direitos dos reformados e pensionistas, por uma vida melhor para as populações, pelos valores de Abril, a democracia e o socialismo.
O corpo de Amável Alves estará em câmara ardente na Casa Mortuária da Igreja da Damaia a partir das 17h de domingo, estando prevista a cremação segunda-feira, pelas 15h30, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa.