Nas vésperas das últimas eleições autárquicas, declarou o Governo de então, através da sua Secretária de Estado dos Transportes, que estava previsto um investimento de 565 milhões de euros no sentido de estender a rede do Metropolitano de Lisboa quer a Loures e ao Infantado, prolongando a linha amarela, quer a Sacavém, prolongando a linha vermelha.
Desde logo se verificou que tal afirmação, correspondendo a uma antiga aspiração da população do Concelho de Loures, em particular das duas zonas mais directamente beneficiadas, não correspondia ao que até aí tinha sido anunciado pela própria empresa.
Entretanto, responsáveis autárquicos do Município de Loures, terão obtido garantias de que a extensão na direcção de Sacavém estaria praticamente assegurada e de que a extensão na direcção de Loures e do Infantado aguardaria estudos, tendo sido dadas orientações para que estes sejam prioritários.
Pelo caminho registaram-se declarações do actual Secretário de Estado dos Transportes em sentido bem diferente, não dando como garantidas as extensões do Metro a estas duas zonas do Concelho de Loures.
A construção destas infraestruturas constitui uma necessidade evidente para a mobilidade das populações do Concelho de Loures, correspondendo a um prolongamento natural da rede de Metro, acompanhando um contínuo edificado em que a existência apenas de transporte rodoviário se traduz em sérias dificuldades para os habitantes.
Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho requerer através de V. Exa., ao Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, resposta às seguintes perguntas:
- Estão concretizados ou em preparação os estudos e projectos para a extensão do Metropolitano de Lisboa a Sacavém e a Loures/Infantado?
- Confirma o Governo a decisão de avançar com estas infra-estruturas?
- Quando se prevê que elas se concretizem? Confirma a data de 2015 anunciada pelo anterior Governo?