Pergunta ao Governo N.º 1168/XII/2

Extensão de saúde de Rio de Moinhos - concelho de Aljustrel

Extensão de saúde de Rio de Moinhos - concelho de Aljustrel

A freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel, com mais de 700 habitantes, ficou sem extensão de saúde há alguns anos. O critério na altura deveu-se ao facto de o médico que fazia consulta naquela localidade ter deixado de o fazer.
Este encerramento obriga a uma deslocação das pessoas à sede de concelho, no entanto a rede de transportes coletivos faz com que uma simples ida ao centro de saúde possa implicar a permanecia fora de casa de todo o dia. Ainda pior. Quando a extensão de saúde funcionava havia consultas todos os dias ou pelo menostrês vezes na semana. O encerramento da extensão de saúdeobrigou à inscrição daqueles utentes noutros médicos que dão consultas noutras extensões de saúde e que se deslocam ao centro de saúde para garantir aquelas consultas. Os utentes de Rio de Moinhos foram inscritos em dois médicos diferentes, tendo uma parte deles possibilidade de consulta duas vez na semana e outra parte apenas uma.
Não se percebe como se pode optar por fazer deslocar 700 utentes em vez de se deslocarem três funcionários do centro de saúde. Este é uma caso em que o encerramento não trás qualquer aspeto positivo. Neste caso nem mesmo o aumento da possibilidade de acesso às consultas, que até diminuiu.
Posto isto, e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Saúde, o seguinte:
1. Que critérios determinaram o encerramento da extensão de saúde de Rio de Moinhos?
2.O ministério considera adequada a deslocação de 700 utentes em vez da deslocação de três funcionários?
3.Os utentes são compensados financeiramente pelo acréscimo de custos com a saúde, trazido pela deslocação?
4.Como justifica o ministério o encerramento de uma extensão de saúde quando esse encerramento não trouxe um sequer aspeto positivo no acesso a cuidados de saúde?
5. O ministério está disponível para equacionar a reabertura daquela extensão de saúde?

  • Saúde
  • Assembleia da República