Realizou-se no Parlamento Europeu, apoiada pelos deputados do PCP, a abertura da exposição fotográfica "Gentes da Beira" de António Supico, com um recital de guitarra clássica por André Madeira. O evento teve a participação de cerca de 200 pessoas, incluindo portugueses da comunidade emigrante na Bélgica e incluiu um momento de degustação de produtos tradicionais portugueses.
A exposição estará em exibição até ao final da semana no Parlamento Europeu.
Na sua intervenção de abertura, João Ferreira valorizou o património humano, cultural e natural da região da Beira, chamando a atenção para a necessidade de combater a sua desertificação humana, defendendo o reforço dos fundos destinados ao apoio a estas populações e às suas regiões, denunciando o pacto de agressão e as medidas que estão a ser tomadas pelo governo, pelo FMI e pela UE as quais estão a aprofundar ainda mais os graves problemas existentes.
Sublinhou ainda a cultura como uma importante forma de resistência, valorizando e agradecendo o contributo dos dois artistas e reiterando o compromisso dos deputados do PCP no PE com a defesa do nosso povo, do País e da sua cultura.
António Supico, professor de Educação Visual e Tecnológica do ensino básico dedicou-se ao teatro, música, vídeo, rádio e especialmente à fotografia. O interesse pelos costumes e tradições da população da Beira Interior levam-no a eleger a fotografia como primordial forma de transmissão plástica dos valores a que estreitamente se vincula. Nas duas últimas décadas, tem recolhido um vasto património fotográfico, extensivo a todas as freguesias do concelho e particularmente ao Fundão. Os seus trabalhos foram apresentados em diversas exposições de fotografia. A obra que expõe sugere uma viagem ao quotidiano das “Gentes da Beira”.
André Madeira, licenciado em Ensino da Música em Aveiro, com Paulo Vaz de Carvalho, ingressando posteriormente na Hochschule für Musik Köln, prosseguindo estudos de guitarra com Roberto Aussel e música contemporânea com Paulo Álvares, obtendo o “Diplom Intrumentalausbildung”. No Conservatoire Royal de Mons com Odair Assad realiza pós-graduação e o “Master en Guitare”. Recebeu prémios em concursos internacionais na Roménia e em Espanha tendo-se apresentado a solo em Portugal, França, Itália, Alemanha e Bélgica, assim como na RTP1 e Antena2.
Actualmente é professor no Instituto Piaget de Viseu, Conservatório de Música do Porto e de Coimbra.