Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Expansão do Metro a Loures e Odivelas

No passado dia 5 de julho foi assinado um protocolo de expansão do metropolitano de Lisboa aos concelhos de Loures e Odivelas, através da criação de uma linha de metro ligeiro de superfície, com um total de 12 quilómetros, 18 estações, servindo uma população de 175 mil habitantes. Prevê-se que as obras iniciem em 2023 e o metro esteja a funcionar em 2025.

Esta é uma medida importante no desenvolvimento das necessidades de ampliação e modernização do transporte público na Área Metropolitana de Lisboa. Corresponde às reivindicações das populações e autarcas, e valoriza o papel dos transportes públicos na mobilidade local. Responde
igualmente ao investimento em políticas de transporte que contribuam para a descarbonização da mobilidade.

A concretização desta empreitada não esgota as reivindicações e necessidades daquela população, sendo oportuno reforçar o transporte ferro-carril nestes concelhos através da criação de uma linha, também em metro ligeiro de superfície, para unir Santa Apolónia a Loures, com passagem por Moscavide, Portela e Sacavém.

Pergunto à Comissão se o financiamento desta outra linha encontra elegibilidade no conjunto de fundos comunitários, quais e em que condições

• União Europeia
  • Perguntas