Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Exigir o necessário e urgente aumento geral de salários

O título deste debate não poderia estar mais distante da realidade. A crescente desigualdade social é, também, resultado e consequência das opções políticas da União Europeia.
Vejam-se, entre outros, as recomendações específicas por país, direcionadas aos Estados-Membros no âmbito do Semestre Europeu, ou os chamados programas de assistência financeira que, a pretexto da defesa da competitividade de que tanto aqui se fala, têm sido peça fundamental no ataque aos direitos dos trabalhadores.
Num contexto em que os trabalhadores se deparam com um brutal aumento do custo de vida e com a deterioração da sua situação social e económica, estes debates só têm como objectivo mascarar as políticas e responsabilidades daqueles que, podendo, se recusam a tomar as medidas necessárias para fazer face a esta situação e responder às aspirações e justos anseios dos trabalhadores e dos povos.
Começando por exigir o necessário e urgente aumento geral de salários, valorizando os trabalhadores - que são quem cria a riqueza - e protegendo e promovendo o trabalho com direitos.
É este o caminho que os trabalhadores, nas ruas por essa Europa fora têm vindo a exigir!

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu