Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Exigimos o fim imediato da violência de Israel contra o povo palestiniano

Debatemos esta resolução no contexto da crescente e brutal política de agressão de Israel contra o povo palestiniano.

É disso exemplo o recente ataque ao campo de refugiados de Jenin - 12 mortos, mais de 100 feridos, incluindo crianças, a expulsão de centenas de famílias das suas casas.

Condenamos e exigimos o fim imediato da violência de Israel contra o povo palestiniano.

O Governo israelita deve cumprir com o direito internacional, incluindo as inúmeras resoluções da ONU sobre os inalienáveis direitos do povo palestiniano, que há décadas determinam a criação do Estado da Palestina, com as fronteiras de 1967 e capital em Jerusalém Oriental, e a efectivação do direito ao retorno dos refugiados.

É inaceitável que às palavras de reconhecimento formal dos direitos nacionais do povo palestiniano, não correspondam firmes posições políticas por parte das instituições da União Europeia – incluindo do Parlamento Europeu – de repúdio pela política de ocupação e opressão de Israel e de cumprimento do direito internacional, expressão de uma postura de conivência que denunciamos.

Daqui expressamos a nossa solidariedade para com o povo palestiniano e a sua luta pelos seus inalienáveis direitos nacionais.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu
  • Questões Internacionais
  • Palestina