Em 2007, na sequência de uma questão anteriormente apresentada (E-4949/2007), a Comissão informava ter sido adjudicado ao KOF Swiss Economic Institute (pertencente ao Swiss Federal Institute of Technology, Zürich), um estudo sobre o impacto da moeda única nas flutuações de preços de bens de primeira necessidade, nos diferentes Estados-membros da zona euro.
À época, a Comissão informava que este estudo iria permitir "identificar a evolução dos preços ocorrida na sequência da passagem para o euro e avaliar o impacto na inflação medida pelo IHPC. Além disso, avaliará o impacto desta evolução dos preços sobre o poder de compra dos diferentes tipos de agregado familiar, consoante as diferenças dos respectivos padrões de consumo. Analisará os motivos do desfasamento entre as medições e a percepção da inflação. Por último, o estudo procurará determinar se a introdução de notas e moedas de euro contribuiu para acelerar a convergência do nível dos preços nos Estados Membros da zona euro, e o modo como o fez, bem como quais os factores que favoreceram ou dificultaram a convergência do nível dos preços na zona do euro".
Assim, solicito à Comissão que me informe sobre o seguinte:
1. Foi o estudo referido concluído? Quais as suas principais conclusões?
2. Praticamente uma década decorrida desde o início da circulação do euro, dispõe a Comissão de informação actualizada a este respeito?