Na sequência da irresponsável política de numerus clausus no ensino superior em Portugal e em particular nos cursos de Medicina, muitos estudantes com condições para frequentar este curso têm vindo a recorrer a cursos de outros países da Europa e do mundo onde podem obter formação nesta área.
Entretanto o nosso país está carenciado de profissionais nesta área, facto que exige a tomada de medidas excepcionais de contratação de médicos que naturalmente não podem pôr em causa a qualidade da formação e dos cuidados médicos ulteriormente prestados.
Foi este Grupo Parlamentar contactado no sentido de tomar conhecimento da impossibilidade de os estudantes de medicina a frequentar o curso na República Dominicana poderem fazer a sua especialização em Portugal.
Assim, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho requerer através de V. Exa., à Senhora Ministra da Saúde, resposta à seguinte pergunta:
- Que perspectiva tem sobre o aproveitamento para o Serviço Nacional de Saúde dos médicos formados na República Dominicana, designadamente em relação à frequência da especialização em Portugal?