Para além de Portugal, na ilha da Madeira, terão já sido detectados casos de Dengue noutros países da União Europeia, designadamente em países da bacia do Mediterrâneo.
A Dengue figura entre algumas das doenças que poderão ser consideradas como emergentes, no continente europeu. Num contexto de alterações climáticas e de intensificação dos fluxos intercontinentais de pessoas e de mercadorias, a possibilidade de chegada ao continente europeu de diversos serotipos do vírus da Dengue e de mosquitos vectores aumenta.
Na ilha da Madeira terá sido identificado até à data apenas um dos quatro serotipos do vírus da Dengue. O mosquito vector é o Aedes aegypti. Já nos restantes países, terá sido identificada a presença de Aedes albopictus. Como é sabido, a coexistência de diferentes serotipos do vírus aumenta a probabilidade de surgimento das formas mais graves da doença (hemorrágicas).
Pergunto à Comissão Europeia:
1. Em que países da UE foi até à data confirmada a presença da Dengue? Quais os serotipos do vírus detectados e quais os mosquitos vectores envolvidos?
2. Considera a possibilidade de propor uma Estratégia Europeia de Combate à Dengue, que envolva, entre outros aspectos, a detecção e mapeamento da distribuição actual e previsível futura dos mosquitos vectores?