Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Estratégia da UE para os sem-abrigo

Valorizamos a iniciativa do Parlamento de inscrever a problemática dos sem-abrigo na ordem do dia. Porém, tendo em conta o aumento de pessoas sem-abrigo, uma resolução do PE sobre uma estratégia séria para os sem-abrigo requeria muito mais medidas estruturais.
A resolução acordada a entre maioria do Parlamento não faz nenhuma abordagem às verdadeiras causas para este aumento de pessoas sem-abrigo, nem propõe medidas concretas para erradicar de vez a pobreza, nomeadamente os sem-abrigo.
Consideramos que qualquer estratégia para os sem-abrigo não pode ser desligada de políticas mais gerais de combate à pobreza e ao desemprego, da promoção do desenvolvimento económico e do fim da destruição dos direitos e das condições de trabalho e do nível salarial.
É também por isso que é completamente contraditório incluir a luta contra a existência de pessoas sem-abrigo no Semestre Europeu – exactamente as políticas que impõem cortes de salários e despedimentos. Não serviremos para branquear as políticas de retrocesso social da UE.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu