Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Estratégia e apoio da UE à investigação sobre o cancro

Entender a complexidade do cancro e o papel dos fatores e determinantes (por exemplo, estilo de vida, ambiente, exposição no local de trabalho, mas também o sexo e idade) é essencial para o desenvolvimento de medidas preventivas eficazes. O relatório do “Mission Board for Cancer” parece
direcionar-se especialmente para as características e comportamentos individuais, a necessidade de estudar como as pessoas percebem as ameaças à saúde e os riscos de cancro, e como os comportamentos não saudáveis podem ser alterados.

As recomendações do relatório são direcionadas a estudos genéticos e biológicos para entender os processos moleculares ao nível da célula cancerosa e as interações do tumor e seu hospedeiro.

Contudo, está bem documentado pela OMS que o papel dos determinantes sociais da saúde é um fator preponderante no desfecho da doença, com maior relevância que o comportamento individual, que é afetado e determinado por esses determinantes.

Pergunto à Comissão Europeia:
- Está previsto na estratégia da UE no domínio da luta contra o cancro apoiar estudos sobre a compreensão da relação entre meio ambiente e saúde em geral?

- Prevê a Comissão Europeia mais apoio para a investigação sobre determinantes sociais em saúde, de modo a compreender melhor os pacientes e todo o seu percurso nesta doença?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu