No debate em torno da Moção de Confiança apresentada por PSD/CDS, António Filipe afirmou que este governo não merece a confiança dos portugueses, merece ser demitido, porque já prejudicou demais a vida dos portugueses.
__________________________________________
Debate da moção de confiança ao XIX Governo Constitucional
(moção de confiança n.º 1/XII/2.ª)
Sr.ª Presidente,
Srs. Membros do Governo,
Srs. Deputados:
O Governo não apresenta esta moção de confiança para obter a confiança do Parlamento. O Governo apresenta esta moção de confiança para tentar convencer os portugueses de que os membros do Governo confiam uns nos outros, o que é muito diferente!
A única manifestação de confiança a que aqui assistimos foi a manifestação de confiança do Sr. Primeiro-Ministro na Sr.ª Ministra de Estado e das Finanças. Aí, sim!
A Sr.ª Ministra das Finanças cuja nomeação provocou a demissão do ex-Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Paulo Portas, que retirou a demissão, mas não retirou o que disse naquele dia, quando apresentou a demissão.
Mas, a sua manifestação de confiança não surpreende, Sr. Primeiro-Ministro, porque V. Ex.ª nunca retirou a confiança política a nenhum dos membros do seu Governo. Por si, Sr. Primeiro-Ministro, Miguel Relvas ainda era Ministro Adjunto!
Por si, Sr. Primeiro-Ministro, o Dr. Vítor Gaspar ainda era Ministro das Finanças!
E se não fosse a demissão estrondosa do Sr. Ministro Vítor Gaspar, ainda o senhor se arrastava, penosamente, no primeiro ciclo e o Governo não tinha passado ao segundo ciclo, que o senhor aqui anunciou!
Há pouco, o Sr. Primeiro-Ministro fugiu à questão que lhe foi colocada sobre a Sr.ª Ministra das Finanças.
É uma evidência para todo o País que a Sr.ª Ministra mentiu a este Parlamento.
É uma evidência! Isto não é uma questão de opinião, é um facto, e contra factos não há argumentos!
O Sr. Primeiro-Ministro, perante isto, não pode refugiar-se na existência de uma comissão de inquérito. Desde logo, porque o senhor responde aqui, perante o Parlamento, não na comissão de inquérito.
Quando um membro do Governo mente ao Parlamento e ao País e o Primeiro-Ministro lhe reitera a sua confiança, nenhum dos dois merece a confiança dos portugueses e merecem ambos ser demitidos!
Por isso, Sr. Primeiro-Ministro, este Governo não merece a confiança dos portugueses. Merece ser demitido, porque já prejudicou demais Portugal e os portugueses!