Existem hoje cerca de 110.000 fundações de utilidade pública na UE. Estima-se que tenham um património de pelo menos 350 mil milhões de euros.
A Comissão publicou a sua proposta de um Estatuto da Fundação Europeia em Fevereiro de 2012, que foi anunciado no Acto para o Mercado Único. Destina-se às fundações de utilidade pública.
Os principais pontos da proposta residem na transformação de uma fundação nacional em fundação europeia ou através de uma fusão de fundações nacionais. Adquire personalidade jurídica com a sua inscrição no registo de um Estado-Membro. As Fundações Europeias passarão a ter personalidade jurídica e capacidade jurídica em todos os Estados e beneficiarão do mesmo regime fiscal aplicável às Fundações nacionais. O relatório pede, entre outras questões, que no que respeita à representação dos trabalhadores, o processo de negociação deve prever a participação dos trabalhadores nas direcções da FE. Abstivemo-nos por não concordarmos com a inclusão das Fundações no Mercado Único.