Face a referências feitas em outros órgãos de comunicação social a um artigo assinado no “Avante” relativo a Estaline, o Gabinete de imprensa do PCP considera necessário esclarecer o seguinte:
1. A posição do PCP sobre essa fase da vida soviética e esse dirigente não é traduzida por este ou aquele artigo ou por esta ou aquela opinião individual (que , como é o caso, responsabiliza apenas os seus autores), mas sim pela apreciação colectiva feita por órgãos responsáveis do PCP, designadamente os seus Congressos.
2. E assim a posição colectiva do PCP sobre as questões em causa pode ser conhecida em inúmeros documentos, designadamente pelo que consta das Resoluções Políticas dos XIII e XIV Congressos, em que são analisadas as experiências positivas e negativas da construção do socialismo e as causas das suas derrotas, com uma apreciação crítica a erros e crimes que significaram não apenas um desvio mas um confronto com o ideal e projecto comunistas que consagram a democracia como uma componente essencial do socialismo.