Pergunta ao Governo N.º 798/XII/3

Erosão da margem do rio Douro na freguesia de Rio Mau, Penafiel

Erosão da margem do rio Douro na freguesia de Rio Mau, Penafiel

Chegou ao conhecimento do Grupo Parlamentar do PCP que a erosão da margem do rio Douro na freguesia de Rio Mau, Penafiel, está a colocar em risco as habitações sitas na Rua do Loureiro (lugar dos Remoinhos).
O extinto Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a que agora sucede o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, levou a cabo – em data que não podemos precisar, mas que se supõem ter sido no ano de 2006 - uma obra de estabilização do referido troço de margem através de enrocamento.
Sucede que de acordo com o que foi transmitido a este Grupo Parlamentar, tal obra não chegou a ser concluída devido a financiamento insuficiente. Independentemente da veracidade de tal alegação, a erosão da margem do Douro é motivo de preocupação para os moradores; havendo pelo menos uma casa que já mostra sinais de fissuras devido a erosão marginal e
correspondente deslizamento de terras.
Assim ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Economia o seguinte:
1.º Temeste Ministérioconhecimento da situação acima descrita?
2.º Confirma-se que a obra de contenção marginal levada a cabo em Rio Mau, Penafiel, não foi concluída devido a falta de financiamento?
3.º Que medidas vai o este Ministério tomar para resolver o problema acima identificado?

  • Ambiente
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo