Surgem not?cias de encerramento do ensino nocturno em muitas escolas do ensino b?sico e secund?rio.O ensino nocturno e para tantos trabalhadores a ?nica possibilidade de aumentar a sua escolaridade.O ensino nocturno n?o ? hoje predominantemente um ensino de adultos mas sim um ensino de jovens, entretanto exclu?dos doensino regular.A estes jovens n?o serve o ensino recorrente j? que procuram uma organiza??o semelhante ? do regime diurno e n?o a encontrandoenfrentam grandes dificuldades.A estas escolas, como a Elias Garcia em Almada os servi?os do Minist?rio da Educa??o comunicaram que no pr?ximo ano lectivodeixar?o de ter ensino nocturno, sem qualquer consulta pr?via ou participa??o no processo e ignorando a planifica??o e o projectoeducativo da escola.O ensino n?o ? um meio para profissionalizar a juventude.O caminho da via porfissionalizante ? quase sempre o caminho da exclus?o.Existe o perigo de o Minist?rio da Educa??o fazer tamb?m para o ensino nocturno os curr?culos alternativos de forma a excluir osalunos mais depressa do sistema.Em ves de criar condi??es para um apoio pedag?gico acrescido, sempre que um aluno tivesse dificuldades seria exclu?do dosistema.? preciso saber:- Se h? uma orienta??o nacional para a redu??o de escolas com ensino nocturno;- Porque adoptou o Governo esta estrat?gia.- Qual o objectivo a atingir.Diminuir as escolas sem ensino nocturno ? dificultar o acesso ao ensino pelos que trabalham.Porque n?o foram ouvidas as escolas e os agentes educativos neste processo?