Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Enquadramento do governo das sociedades para as empresas europeias

Este relatório é mais um contributo que o Parlamento procura dar para o branqueamento das reais causas e consequências da crise que vivemos actualmente, uma tentativa espúria de protelar o sistema capitalista, como se a sua natureza predadora e exploradora fosse reformável.

O que os trabalhadores precisam não é de uma "demonstração de responsabilidade e transparência por parte do Conselho de Administração", como está escrito neste relatório. Sabemos bem o que significam estas expressões na boca do Capital: uma fuga propositada à afirmação de medidas de progresso social, um subterfúgio para não defender a justa distribuição da riqueza, palavras vazias que não substituem a necessidade de defender e aplicar salários justos, a contratação colectiva, o fim da precariedade.

À medida que a crise avança, é cada vez mais urgente parar a ilusão de que é possível pedir aos pirómanos que venham apagar o fogo que eles próprios causaram.

É preciso respeitar a soberania nacional e parar de promover harmonizações, é preciso parar de receitar panaceias que não atacam a raiz do problema, é preciso defender as micro, pequenas e médias empresas, os trabalhadores, os reformados e os jovens. E isso só será possível pela ruptura definitiva com este sistema.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu