Pergunta ao Governo N.º 925/XV/1

Encerramento temporário da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Pólo de Apúlia, em Esposende

Ontem, dia 1 Dezembro, foi encerrada a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Pólo de Apúlia, em Esposende.

Segundo a informação disponível, a UCSP de Apúlia foi encerrada temporariamente por indicação da Inspeção da Saúde para estudo das condições de salubridade das instalações, tendo em conta que há algum tempo existem queixas da subsistência de maus cheiros nesta unidade de saúde, sendo necessário esclarecer se se trata de uma situação nociva e a precisão da sua correção e intervenção.

No entanto, este encerramento está a suscitar legítima preocupação da população. A memória recente do encerramento de todas as unidades de saúde no concelho, com a exceção da unidade de Esposende, e posterior manutenção do encerramento da unidade de Belinho, alertamos para uma situação semelhante, agora, na freguesia da Apúlia.

A situação da UCSP de Apúlia acrescenta às carências do Serviço Nacional de Saúde. Os utentes sofrem com a falta de médicos e enfermeiros, tempos de espera insuportáveis por uma consulta, inexistência de resposta local obrigando a recurso dos serviços de urgência do Hospital Santa Maria Maior, e consequente deslocação para Barcelos.

Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Governo, através do Ministério da Saúde:

1- Confirma que o encerramento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Polo de Apúlia, em Esposende, é temporário? Quais os motivos que levaram a este encerramento? Qual a data prevista para a reabertura?

2- Que medidas foram tomadas para minimizar os prejuízos causados aos utentes da Unidade decorrentes do seu encerramento temporário?

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Saúde