Pergunta ao Governo N.º 1873/XII/2

Encerramento do serviço de cirurgia ambulatória do Hospital Visconde Salreu (Estarreja)

Encerramento do serviço de cirurgia ambulatória do Hospital Visconde Salreu (Estarreja)

No passado dia 5 de Fevereiroo PCP, por via do seu Grupo Parlamentar, estevereunido com o conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga que agrega as unidades hospitalares de Estarreja, Águeda e Aveiro.
Na altura, e perante a falta de respostas concretas face a vários rumores que apontavam para o encerramentos de diversas valências, chamamos a atenção para a absoluta necessidade de um plano estratégico para o CHBV que especifique qual será a oferta de serviços em cada Hospital e com que meios.
Passados poucos meses desta reunião, ainda não vimos nenhum esforço palpável com vista à defesa e concretização de um plano de acção capaz de dar segurança à populações e aos funcionários do Centro Hospitalar.
Pior, surgem-nos informações que apontam para a transferência do serviço de cirurgia ambulatória do Hospital Visconde Salreu (Estarreja) para o Hospital de Águeda. Esta negociata decorre, segundo nos foi dito, de uma cedência do conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga à autarquia de Águeda tendo em conta a manifesta impossibilidade de cumprir com as obras prometidas na sequencia do encerramento do laboratório de patologia clínica.
Perante esta situação, absolutamente lamentável, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, venho perguntar através de V. Exa., ao Ministério da Saúde, o seguinte:
1.º -Confirma ou não esta transferência do serviço de cirurgia ambulatória do Hospital Visconde Salreu (Estarreja) para o Hospital de Águeda?
2.º Foram ou não ouvidas as populações envolvidas, designadamente a autarquia de Estarreja sobre este assunto?
3.º -Que estudos forma realizados que suportam esta decisão?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo