Em Setembro de 2008 foi inaugurado, com pompa e circunstância, o Call Center CRH, no Avepark, com a presença de inúmeras individualidades do Estado. A empresa teve direito a visita do primeiro-ministro e do Presidente da República, sendo apresentada como um paradigma do empreendedorismo e resposta ao desemprego no Vale do Ave.
Na inauguração do Avepark - Parque Tecnológico localizado nas Taipas / Guimarães - foi afirmado por responsáveis políticas que no fim de 2010 se alcançariam, nas empresas instaladas no parque, 1200 postos de trabalho.
Em Maio foi anunciado o encerramento do Call Center, tendo sido despedidos os seus 70 trabalhadores, segundo foi tornado público, por problemas financeiros. A PT - Portugal Telecom era a principal cliente do Call Center CRH. No Avepark trabalharão neste momento cerca de 500 pessoas, menos de 50% da meta apontada.
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Face ao que foi a propaganda oficial, o que explica a situação no Avepark? (Não é possível explicar a situação pela crise económica do País dado que, em Setembro de 2008 já eram visíveis e conhecidas as consequências da crise económica e financeira instalada na Europa e no mundo)
2. Que avaliação fazem os Ministérios da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento do encerramento do Call Center CRH? Que explicação para o sucedido em menos de dois anos, numa empresa apresentada oficialmente como exemplo de empreendedorismo?
3. Que medidas foram tomadas, inclusive junto da PT, para concretizar o objectivo anunciado de que a CRH viesse a ser o maior empregador do parque?
4. Que apoios públicos foram concedidos ao Call Center CRH?
5. Qual a situação dos 70 trabalhadores despedidos? Qual era o tipo de contrato dos trabalhadores despedidos?