Pergunta ao Governo N.º 985/XII/2

Encerramento do balcão da ADSE na Loja do Cidadão do Porto

Encerramento do balcão da ADSE na Loja do Cidadão do Porto

De acordo com informações recolhidas pelo grupo parlamentar do PCP, o Governo pondera encerrar o balção de atendimento da ADSE na Loja do Cidadão do Porto.
A confirmar-se tal encerramento, esse serviço seria transferido para Lisboa deixando assim milhares de beneficiários sem possibilidade de aceder a este serviço.
Importa referir que este balção de atendimento da ADSE é o único balção de atendimento presencial no norte do país.
Se tivermos em conta que nos postos de atendimentos ao cidadão e nos postos de atendimento múltiplo a funcionar noutros locais, não épossível tratar de todas as questões relativas à ADSE, tal poderá implicar que alguns beneficiários tenham de se deslocar a Lisboa, com todos os custos e incómodos inerentes a tal deslocação.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156ºda Constituição e nos termos e para os efeitos do 229ºdo Regimento da Assembleia da República, pergunto aoMinistro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares o seguinte:
1.ºConfirma este Ministério o encerramento deste balcão?
2.ºComo justifica esse encerramento?
3.ºEntende aceitável que um utente da ADSE que viva no norte do país seja obrigado a deslocar-se a Lisboa para resolver problemas que eventualmente surjam?
4.ºNão entende este Ministério reconsiderar este encerramento tendo em conta que este é o único posto de atendimento da ADSE em todo o norte do país?

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Saúde
  • Assembleia da República