Pergunta ao Governo N.º 1742/XII/3.ª

Encerramento de Escolas de 1º ciclo do ensino básico no concelho de Guimarães, distrito de Braga

Encerramento de Escolas de 1º ciclo do ensino básico no concelho de Guimarães, distrito de Braga

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães informou, numa das últimas reuniões de vereação daquele município, que o Ministério da Educação e Ciência prepara-se para encerrar sete escolas do primeiro ciclo daquele concelho, a saber: Rendufe; Souto São Salvador, Gonça, Leitões, Atães (Chã), Souto Santa Maria e o Jardim de Infância de Santa Maria.
Recorde-se que no presente ano letivo esteve para encerrar a Escola de Rendufe, porém a luta travada pelos pais e encarregados de educação impediu que tal sucedesse.
O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento que a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães terá também informado que o encerramento das escolas funda-se nas previsões de alunos contida na Carta Educativa concelhia, a qual data de 2006, pelo que não corresponde aos dados atuais, nomeadamente na escola de primeiro ciclo de Gonça. A Vereadora comunicou ainda que a Câmara Municipal solicitou ao Ministério a revisão da carta educativa, mas ainda não recebeu autorização do ministério para o fazer.
A política de encerramento de escolas do primeiro ciclo não é de agora. Ela junta PS e PSD/CDS num infindável rol de escolas encerradas e já no ano letivo 2011/2012 houve a tentativa de encerramento da escola do primeiro ciclo de Gonça, tendo na altura o Grupo Parlamentar do PCP questionado o Governo (pergunta nº 783/XII/1ª).
O anúncio destes encerramentos está a causar indignação e protesto nas freguesias atingidas por esta medida.
O encerramento de escolas a par do fecho de outros serviços públicos em freguesias rurais e do interior concorre para a desertificação obrigando as crianças e famílias a deslocações para outras freguesias. Pode mesmo dizer-se que, depois das estações de correios, das linhas de caminho-de-ferro e de outros transportes públicos, dos serviços de saúde, das repartições de
finanças, a escola do ensino básico é a última fonte de vida de uma localidade.Pergunte-se a um jovem que decida constituir família se o fará num sítio onde não há qualquer oferta pública para si e para os seus filhos, para se perceber o quanto estas medidas são lesivas dos interesses das regiões afastadas dos grandes centros.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicito ao Governo, através do Ministério da Educação e Ciência, os seguintes esclarecimentos:
1.O Governo confirma que está previsto o encerramento das escolas do primeiro ciclo acima identificadas no concelho de Guimarães?
2.O Governo confirma que a Câmara Municipal de Guimarães solicitou autorização ao Ministério da Educação e Ciência para alterar a Carta Educativa do Concelho? Se sim, qual a razão para o Ministério da Educação e Ciência não ter respondido ao pedido da autarquia?
3.Quantos alunos estão a frequentar, no presente ano letivo, nas escolas agora ameaçadas de encerramento. Solicito que a informação seja fornecida de forma desagregada por estabelecimento e respetivo ano escolar.

  • Educação e Ciência
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo