O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento do encerramento da ligação entre as estações ferroviárias Coimbra-Cidade e Coimbra B, devido às obras no pilar do viaduto da Ponte Açude.
Este encerramento foi tanto mais grave, quando não existiu qualquer informação prévia aos utentes, e quando a CP não garantiu qualquer serviço de transportes alternativos à disposição das milhares de pessoas que utilizam esta ligação diariamente.
Este encerramento nestes moldes trouxe graves consequências para os utentes na sua deslocação até à zona mais central de Coimbra, e inclusive, trouxe grandes dificuldades às largas centenas de trabalhadores no seu acesso diário ao local de trabalho.
Assim, ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156º da Constituição da República Portuguesa e da alínea d), do n.º 1 do artigo 4º do Regimento da Assembleia da República, solicitamos ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, os seguintes esclarecimentos:
1. Qual o período previsto para o encerramento da ligação entre as estações Coimbra-Cidade e Coimbra B?
2. Que medidas pretende o Governo tomar no sentido de garantir aos utentes um serviço alternativo de qualidade, em número de autocarros suficiente e regular, articulados com os horários dos comboios?