Pergunta ao Governo N.º 783/XII/1

Encerramento da Escola EB1 de Gonça, Guimarães

Após dezenas de anos sem as obras necessárias, Governo e Câmara Municipal de Guimarães decidiram encerrar a Escola de Gonça no próximo ano lectivo (20012/2013) e transferir os seus 45 alunos para o Centro Escolar de S. Torcato, a quatro quilómetros da freguesia.
Os encarregados de educação e a Junta de Freguesia estão indignados, opondo-se ao encerramento que, consideram, nada justificar, afirmando que vão lutar para que a Escola se mantenha aberta.
Refere em noticia pública o Presidente da Junta de Freguesia: ((Gonça é a terceira maior freguesia do concelho, em área. Os transportes escolares seriam assegurados a partir do centro da freguesia. E as crianças que vivem nos lugares mais afastados, alguns dos quais servidos por caminhos por onde os autocarros não podem circular?»
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Governo que, por intermédio do Ministro da Educacão e Ciência me sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Que razões explicam que se encerre uma escola com 45 alunos e cujo edifício, com um pequeno investimento, proporcionaria perfeitas condições pedagógicas?
2. Vai o Ministério da Educação e Ciência atender as razões dos encarregados de educação e Junta de Freguesia?
3. A manter-se o encerramento, como vão os transportes escolares responder aos questionamentos do Presidente da Junta de Freguesia?

• Educação e Ciência
  • Perguntas ao Governo