Pergunta ao Governo N.º 2508/XII/2

Encerramento da consulta externa de dermatologia e venereologia do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, no Distrito de Setúba

Encerramento da consulta externa de dermatologia e venereologia do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, no Distrito de Setúba

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português teve conhecimento da intenção de encerrar a consulta externa de dermatologia e venereologia do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo. Nesta consulta são seguidos por exemplo, os doentes com cancro da pele ou de psoríase.
No Centro Hospitalar já estão a rejeitar novos doentes encaminhados pelos centros de saúde.
Estão já a dar indicações de que os doentes com cancro da pele passarão ser acompanhados pelo Hospital Garcia de Orta (HGO), quando todos sabemos que o HGO está subdimensionado face à população que abrange.
O encaminhamento para o HGO implica custos mais elevados para a respetiva deslocação, suportados pelo utente. Muitos poderão não ter possibilidade de assumir mais este custo, impedindo o acesso aos cuidados de saúde.
Consta junto dos utentes de que a consulta vai ser encerrada porque os médicos se vão embora deste serviço e não vão ser contratados outros.
Esta situação decorre da estratégia mais vasta do Governo de concentrar, reduzir e encerrar serviços hospitalares com o único intuito de reduzir despesa na saúde, à custa da oferta do Serviço Nacional de Saúde, do seu afastamento dos utentes e dos cuidados de saúde prestados aos utentes.
O encerramento da consulta de dermatologia/venereologia contribui para o esvaziamento do centro Hospitalar do Barreiro/Montijo.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.O Governo confirma o encerramento da consulta externa de dermatologia e venereologia no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo?
2.É verdade que o serviço vai encerrar porque os médicos se vão embora e não são contratados novos? Em caso afirmativo, por que não contratam profissionais para garantir o serviço?
3.Considera que o HGO tem capacidade para dar uma resposta atempada e qualidade a estes doentes?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo