Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Empresa Luís Elvas e o Sector do Têxtil e Vestuário em Portugal<br />Pergunta escrita da deputada Ilda Figueiredo no PE

A Empresa Luís Elvas, LDA (Confecções Montebela), situada em Belmonte, numa zona interior de Portugal onde escasseia o emprego, incluindo o industrial, atravessa uma fase difícil. A Empresa tem, actualmente, 200 trabalhadores, mas já empregou cerca de 300. Depois de um importante investimento, realizado há cerca de 5 anos, a empresa atravessou uma fase díficil resultante de montantes elevados de dívidas incobráveis na ordem dos 150 mil contos, dada a falência de clientes em França e no Reino Unido. As actuais dificuldades de concorrência com países terceiros, neste sector difícil do têxtil e vestuário, agrava a situação, pondo em risco a sobrevivência da empresa, com todas as consequências para o emprego, maioritariamente feminino, e para o desenvolvimento desta zona do interior de Portugal. Assim, solicito à Comissão as seguintes informações:

  • Que apoios comunitários foram concedidos à empresa acima referida?
  • Que apoios prevê a Comissão para as empresas do sector têxtil e vestuário afectadas por acordos bilaterais da União Europeia com países terceiros?
  • Como espera apoiar as PME, designadamente de sectores sensíveis como o das confecções, que são atingidas por dívidas incobráveis de outros países da União Europeia?
Resposta

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu