Intervenção de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Distrubuição de géneros alimentícios para as pessoas mais necessitadas da União

Os últimos dados do Eurostat, referentes a 2010, revelam-nos uma situação dramática ao nível da pobreza e exclusão social - 26,9% das crianças entre os 0 e os 17 anos e 19,8% dos idosos estão em risco de pobreza. No total, 115 milhões de pessoas na União Europeia (UE) estão em risco de pobreza, o que equivale a 23,4% da população.

Hoje, estes números serão certamente maiores devido aos impactos das "chamadas" medidas de austeridade, com mais desemprego, salários mais baixos para os trabalhadores, e diminuição dos apoios sociais.

Neste contexto, é ainda mais determinante prosseguir e reforçar o programa do regime de distribuição dos géneros alimentícios às pessoas mais carenciadas, de forma a garantir que as pessoas dependentes de ajuda alimentar não sofram de pobreza alimentar. Nesse sentido, pensamos ser fundamental que no próximo período de financiamento 2014-2020, este apoio seja mantido, pelo menos, nas condições actuais, ou seja, financiamento anual de 500 milhões de euros assegurado na totalidade pela União Europeia.

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Intervenções