Pergunta ao Governo N.º 246/XII/3

Disponibilização de ajudas aos municípios de Barcelos, Esposende e Vila Verde na decorrência de intempéries

Nesta semana, os concelhos de Barcelos, Esposende e Vila Verde, do distrito de Braga, foram atingidos por uma série de intempéries climatéricas-chuvas intensas, ventos fortes- que provocaram enormes estragos em edifícios públicos, infraestruturas rodoviárias e edifícios particulares causando sérios prejuízos às populações.
De acordo com as informações veiculadas pelos autarcas, apesar da avaliação dos custos ainda não estar concluída, os dados preliminares apontam para valores que rondam as centenas de milhares de euros, tendo inclusive os autarcas de Esposende e Vila Verde afirmado que não descartam, ou estão mesmo a ponderar o acionamento do pedido de calamidade público.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através do Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, que me preste os seguintes esclarecimentos:
Está o Governo disponível para conceder ajudas financeiras aos municípios e populações do Distrito de Braga acima mencionados para suprir os graves prejuízos causados pelas recentes intempéries?

• Ambiente
  • Assuntos e Sectores Sociais