Pergunta ao Governo N.º 1110/XII/2

Dificuldades Financeiras da Câmara Municipal de Vieira do Minho para fazer face aos estragos causados por recentes intempéries

O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento através de notícias publicadas na imprensa Regional, que, no Concelho de Vieira do Minho, Distrito de Braga, fruto da intempérie que se abateu no concelho nos dias 23 e 24 de janeiro, ficou destruída a estrada municipal que liga a sede do concelho à freguesia de Parada de Bouro.
Esta situação obrigou a Câmara Municipal de Vieira do Minho a pôr em prática um plano alternativo de transporte escolares de molde a permitir que as crianças possam frequentar a escola. Este plano de transportes implica uma deslocação maior, na medida em que é obrigatório a passagem pelo concelho vizinho da Póvoa de Lanhoso Os danos causados pelo mau tempo causaram prejuízos que, de acordo com as informações do edil de Vieira do Minho ”rondam entre os 350 mil e os 400 mil euros”, valor demasiado elevado para ser suportado pelaautarquia.
Ainda, de acordo com as afirmações do autarca, a autarquia não tem condições de tesouraria que lhe permita fazer face aos custos inerentes à reparação da estrada municipal.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais em vigor, solicito ao Governo, através do Ministro- Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, que me preste os seguintes esclarecimentos:
1. Tem o governo conhecimento desta situação? Que avaliação faz o Governo desta situação?
2.Em face da gravidade da situação que medidas vão ser tomadas pelo Governo no sentido de apoiar a autarquia de Vieira do Minhopara que possaproceder às obras de reparação necessárias?

• Poder Local e Regiões Autónomas
  • Perguntas ao Governo