O Dia Internacional para a Eliminação da Pobreza que hoje se assinala traz à luz dados preocupantes sobre a pobreza em Portugal:
De acordo com o Eurostat, no final de 2021, 2,3 milhões eram pobres ou estavam em risco de pobreza ou exclusão social, equivalente a 22,4% da população portuguesa.
Entre 2020 e 2021, a pobreza agravou-se não só em Portugal mas na UE27. Os números de 2022 serão ainda mais preocupantes.
Enquanto os ricos ficam mais ricos, aumentam a injusta distribuição da riqueza e as desigualdades.
É fundamental o aumento dos salários e das pensões, o combate à precariedade e a defesa do emprego com direitos, reforço dos serviços públicos e o seu acesso. universal, políticas de habitação pública. São medidas que, aliadas à tributação do grande capital e à progressividade dos sistemas fiscais, poderiam inverter a tendência de pobreza que hoje se vive.
Mas que tardam em chegar porque são contrárias à lógica neoliberal que há décadas domina as políticas dos Estados-membros e da UE.