“É tempo de reparar aquilo que PSD e CDS-PP roubaram e que, diga-se, o Governo do PS não quer devolver”, disse Jerónimo de Sousa, num encontro do com a população «Defender os interesses da população – repor as Freguesias», que decorreu em Vale de Vargo, no concelho de Serpa.
"Sucessivos governos do PS, PSD e CDS com a sua política de direita levaram quase tudo - empregos, serviços públicos, população" e "em 2013 até as freguesias roubaram ao povo. Aqui em Serpa e por todo o País. Mais de mil, 25 das quais no distrito de Beja", afirmou, frisando que "fizeram-no em nome da troika sob o falso argumento de menos custos. O resultado é conhecido: mais isolamento, menos democracia e participação, mais afastamento dos eleitos da população, maiores dificuldades na resposta aos problemas locais".
Jerónimo de Sousa sublinhou que "o PCP tem-se batido ao longo dos anos para que as freguesias sejam repostas e devolvidas. É tempo de reparar aquilo que PSD e CDS roubaram e que, diga-se, o governo do PS não quer devolver. Apresentámos e representaremos de novo projectos na Assembleia da República que garantam esse objectivo. PS, PSD e CDS que assumam as suas responsabilidades".
Lembrando que "ainda há dias os deputados do PS eleitos pelos distritos do Alentejo que aqui enchem a boca com juras à regionalização votaram contra a criação das regiões propostas pelo PCP no Parlamento" o Secretário-Geral do PCP afirmou que "não vale a pena andarem a carpir lágrimas pelas dificuldades do interior e pela desertificação, e depois fazerem tudo para as agravar".
"Também para continuar a vossa luta para que seja devolvido o que vos pertence, a começar pela vossa freguesia, podem continuar a contar com o PCP" fincou no final do encontro com as populações.