A Royal PHILIPS Electronics NV anunciou a intenção de despedir cerca de seis mil trabalhadores, em 2009. Esta decisão inclui o encerramento da unidade da PHILIPS em Ovar (Portugal), que, a ser implementada, deixará no desemprego cerca de 70 trabalhadores.
O "responsável pela comunicação da PHILIPS IBERIA" declarou que o encerramento da unidade da PHILIPS em Ovar "se enquadra na estratégia do grupo de consolidar a produção e fazer economia de escala, transferindo a produção para unidades em outros países", isto é, deslocalizar a produção para a Ásia, como diversos órgãos de comunicação têm noticiado.
É ainda indicado que, nos anos precedentes, a PHILIPS alcançou lucros colossais, na ordem dos milhares de milhões de euros.
Pelo que pergunto:
Que financiamentos comunitários recebeu a Royal PHILIPS Electronics NV ao nível da UE, pelo menos, durante o anterior e o actual Quadro financeiro comunitário? Com que condições foram atribuídos tais financiamentos?
Que financiamentos comunitários recebeu relativamente às suas unidades sedeadas em Portugal, durante estes períodos? Com que condições foram atribuídos tais financiamentos?
Que medidas pretende promover para a defesa dos postos de trabalho e da manutenção da produção, nomeadamente em Portugal?