Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Despedimentos na Empresa SOLVAY Portugal em Póvoa de Santa Iria, Portugal

Despedimentos na Empresa SOLVAY Portugal em Póvoa de Santa Iria, Portugal

A empresa SOLVAY PORTUGAL, com sede Póvoa de Santa Iria, Portugal, pertencente ao grupo internacional SOLVAY - considerada a maior empresa química da Bélgica - com representação em vários países, manifestou no passado dia 6 de Junho, a intenção de encerrar a sua unidade fabril da Póvoa de Santa Iria e anunciou a sua deslocalização para a bacia do Mediterrâneo, arrastando cerca de 450 trabalhadores para o desemprego.

Segundo a empresa, a Solvay de Póvoa de Santa Iria enfrenta fraquezas estruturais e a sua rendibilidade tem de ser analisada no contexto europeu, pois é a mais pequena unidade de produção de carbonato de sódio na Europa, o que a torna ainda mais vulnerável à concorrência do carbonato low-cost turco. O seu custo de produção é mais elevado do que em Torrelavega e Devnya, as maiores e mais competitivas unidades europeias da Solvay. Argumenta ainda com o previsível aumento dos custos energéticos. A deslocalização para a bacia do Mediterrâneo deve-se ao facto de os regulamentos ambientais serem menos exigentes.

Solicitamos à Comissão Europeia que nos informe sobre o seguinte:
1. Tem conhecimento desta situação? Que avaliação faz da mesma?
2. A referida empresa recebeu quaisquer apoios comunitários?
3. Se sim, com que fins foram concedidos e que compromissos assumiu aquando da concessão dos apoios? Considera que, a existirem compromissos, estes estão a ser postos em causa pela administração da empresa?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu