Pergunta ao Governo

Despedimento no Jornal A Bola

O Grupo Parlamentar do PCP tomou conhecimento que o atual proprietário do jornal A Bola, do canal de televisão, do site e da revista Autofoco, um fundo suíço e búlgaro, a Ringier Sports Media, está a avançar com a dispensa de cerca de 100 trabalhadores. De hora a hora, os trabalhadores, jornalistas, administrativos, informáticos, operadores de televisão, entre outros, estão a ser pressionados para que rescindam os seus contratos de trabalho, sem margem negocial e com prazo de 48 horas para responderem. Isto sob a ameaça de avançar com um processo de despedimento coletivo caso não aceitem os acordos de rescisão.

Ao mesmo tempo, a empresa está a contratar trabalhadores para o desempenho das mesmas funções em que está a proceder na prática ao despedimento de trabalhadores. São trabalhadores que desempenham funções há 20, 30 e 40 anos, com enorme profissionalismo. É referido que ao longo deste período foram privados dos subsídios de férias de Natal, estiveram em lay-off, os salários não foram aumentados durante duas décadas e há incumprimento no pagamento dos salários e de despesas profissionais.

Todo este processo é inaceitável e revela um profundo desrespeito pelos trabalhadores e os seus direitos.

Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, nos preste os seguintes esclarecimentos:

1. Tem conhecimento desta situação?

2. Que diligências vai o Governo tomar para travar este processo e garantir o cumprimento dos direitos laborais e a salvaguarda dos postos de trabalho?

• Trabalhadores
  • Perguntas ao Governo